domingo, 16 de maio de 2010

Yoga contra o Câncer.



Pesquisa revela melhora significativa na saúde emocional de pacientes que se iniciaram na prática

Em um estudo publicado recentemente no jornal Psycho Oncology, pesquisadores concluíram ter descoberto um tratamento cujo resultado mostrou uma redução de 50% da depressão e um aumento de 12% nos sentimentos de paz e positividade em mulheres com câncer de mama. A descoberta não se trata de um novo tipo de antidepressivo ou medicamento contra a ansiedade, e sim de um antigo sistema de cura e exercício conhecido como Yoga.
Cientistas da Wake Forest University School of Medicine conduziram um estudo de 44 mulheres com câncer de mama, escolhidas aleatoriamente; 34% ainda estavam em tratamento e as outras já o haviam completado. Metade participou de um programa de dez semanas com aulas de 75 minutos de Yoga Restaurativo (YR), e a outra metade ficou na lista de espera do grupo de controle.
YR é um tipo de Yoga mais sutil, similar a outros estilos da prática que movimentam gentilmente a coluna em todas as direções. A utilização de acessórios, como travesseiros, almofadas, bolsters, entre outros, dá mais suporte à realização dos exercícios, além de ajudar a relaxar profundamente, sem que se faça grande esforço físico, o que permite com que pessoas com qualquer nível de saúde pratiquem Yoga mais facilmente.
De acordo com a equipe de pesquisa da Wake Forest, os resultados mostraram que as mulheres que tiveram aulas de YR experienciaram mais benefícios que o grupo de controle (mais tarde, todos foram convidados a participar de aulas de YR).
O grupo que praticou Yoga apresentou melhoras na saúde mental incluindo depressão, positividade das emoções e espiritualidade (definido como sentimento de calma e tranqüilidade) se comparado ao grupo de controle. Os cientistas constataram que aquelas mulheres cheias de sentimentos negativos e mal estar emocional que começaram a praticar Yoga obtiveram mais benefícios do que as do grupo de controle. Apresentaram, por exemplo, uma melhora significante no seu nível de cansaço.
“A evidência vista em diversos artigos sobre experimentações aleatórias mostra que terapias corpo e mente melhoram o humor, a qualidade de vida e outros sintomas relacionados em pessoas com câncer. O Yoga é uma terapia de corpo e mente disponível a muitos e que envolve custos baixos”, diz Suzanne Danhauer, Ph.D, que comandou a equipe de pesquisa da Wake Forest University School of Medicine, em declaração à imprensa. “Dados os altos níveis de estresse e angústia com os quais vivem muitas mulheres com câncer de mama, a oportunidade de sentir mais calma e tranqüilidade meio a doença é um benefício significativo”.
Esta matéria foi retirada do site Natural News.
Um grande abraço.
Ana Paula S. Casalinho

domingo, 2 de maio de 2010

Monja Coen Sensei em Poços de Caldas


Na última quinta feira dia 29 de abril, esteve em Poços de Caldas a Monja Coen Sensei a convite da - V Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas.
O público poçoscaldense lotou o espaço da Urca onde se realizou o encontro e pode se beneficiar das contribuições dadas pela Monja na palestra - “Estabelecendo Uma Cultura de Paz” na busca de mais conhecimento e de uma melhor qualidade de vida.
em sua palestra, A Monja Coen Sensei, mostrou-nos por que é um exemplo a ser seguido, verdades espirituais e divertidíssimas historinhas se entrelaçavam, de tal modo que a atenção do público presente se manteve deliciosamente presa às palavras da palestrante. Uma pequena meditação foi o início da palestra para mostrar-nos que a paz está dentro de nós.
O tema paz no mundo foi abordado com ênfase na paz do indivíduo. Vivemos em um mundo rodeado de pessoas, mas a primeira paz a ser conquistada deveria ser a que está dentro de nós. Podemos construir a paz num simples ato de falar dulcíssimo com as pessoas a nossa volta; a paz também deve ser encontrada nas nossas ações e nos simples atos como o de pendurar um pano de chão no varal podendo ser realizado de maneira amorosa e respeitosa com o pequeno pano...
Nossa ilustre convidada, de forma amorosa, atendeu ao publico presente, fazendo uma noite de perguntas e respostas, logo após a palestra. Todos tranquilamente aguardaram seu momento na fila e puderam receber a atenção individualizada e tão esperado momento do autógrafo.
Gostaria de aproveitar e agradecer em especial meus alunos presentes pela calorosa recepção a Monja mostrando um interesse maior sobre os temas deste mundo sutil que é o mundo espiritual...

Um carinhoso abraço a todos.
Ana Paula Stano Casalinho