sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AGNI...



Segundo a Medicina Ayurvédica: trata-se de Agni, o fogo digestivo, também conhecido como o Deus do corpo ou o grande Deva que habita nosso corpo.Nos textos védicos, Agni é uma divindade que representa a sacralidade do fogo e é identificado ao fogo (energia) primordial que mora em todos os seres.
Agni é uma palavra em sânscrito que personifica não apenas um dos elementos primordiais, como também suas diversas propriedades. Aqui falamos de Agni como o fogo que elabora a substância crua, bruta. Ele é essencial para a conversão ou digestão principalmente dos alimentos físicos, mas não apenas deles. O Agni em suas versões mais sutis também processa os sentimentos, emoções e as mais diversas impressões percebidas pelos nossos sentidos. Sem ele nada pode ser assimilado e sua ação converte qualquer coisa recebida do ambiente em algo de nível mais avançado ou superior.
Ele também é responsável pelo brilho da pele, a força, a saúde, o vigor, o crescimento, a digestão, a inteligibilidade e a vitalidade. Ou seja, um Agni forte e equilibrado é sinônimo de saúde. Quando adquire características anormais (se debilita ou se intensifica muito) podem surgir as mais variadas disfunções ou doenças.
Além disso, essa energia também é responsável pela formação dos tecidos do corpo. Existem diversas subdivisões de Agni, e cada uma delas é responsável pela criação e atuação nos diversos tipos de tecido. Uma vez que Agni seja forte e equilibrado, os tecidos do corpo serão saudáveis. Se o corpo estiver impregnado de toxinas e resíduos (sinais de um Agni fraco ou inconstante), os tecidos serão frágeis e suscetíveis a doenças.
Então, sem dúvida, um agni forte, saudável e balanceado é necessário para manter corpo e mente, balanceados e bonitos. Normalmente, problemas vêm à tona em termos físicos e psicológicos quando o agni está muito baixo ou muito elevado. Agni muito baixo é causa da digestão pobre do que ingerimos. Quando está alto, entretanto, irá de fato queimar os alimentos antes de serem assimilados.

Sinais de agni baixo:

Gases
Soluço
Digestão lenta
Mente cansada
Dificuldade em acordar
Constipação

Sinais de agni alto:

Eructação
Suor em excesso
Diarréia
Hiper-excitação
Fala excessiva
Sensação de queimação na região do sistema digestivo
Irritabilidade e raiva

Um comentário:

  1. Muito interessante!!!!!!!!!Ao ter consciência de Agni,pretendo aprender a equilibrar a "digestão-processamento" de minhas vivências emocionais..rs
    beijinhos Ana Paula

    ResponderExcluir