segunda-feira, 25 de abril de 2011

Japa Mala.


Trata-se de um objeto muito antigo usado para marcar o ritmo e o número das repetições de mantras. Através da repetição (japa), o mantra diminui a atividade dos pensamentos que normalmente são desordenados e agitados e direciona o foco mental para a meditação.
O meu é muito especial, pois ganhei da minha mestra que ganhou do mestre dela, e veio direto da Índia e é de madeira. Já da minha irmã, companheira de japa mala, tem o de semente de rudraksha e de varias cores feito por ela mesmo para combinar com suas roupas.....rsrsrs
Conhecido por quase todos os devotos espirituais de religiões orientais, aqui no Ocidente, é popularmente chamado de rosário para orações. Na tradição hindu, recebe a denominação de japamala que significa em sânscrito japa= repetição e mala= cordão.
O número das contas podem ser 27, 54 ou 108 . No Hinduísmo ele tem sempre uma conta extra a mais – chamada o Meru, ou a conta GURU, que simboliza a Fonte Espiritual ou o Mestre, para que se saiba quando o ciclo está terminado. Há algumas variações, em alguns Malas, além das 108 contas existem outras quatro, um pouco menores, nas posições 7 e 21, para facilitar em certas orações e mantras que devem ser recitados este número de vezes.
A forma mais simples de utilizá-lo é segurar com o polegar e o indicador a conta principal – Vishnu – e ir deslizando no sentido horário cada conta, alguns cada vez que chega à conta Visnhu, faz-se um agradecimento ao Deus, beijando a conta.
O objetivo é dar a mente uma palavra para focar, faz da meditação japa muito mais acessível e independente da tradição, o uso do mala é para criar um sentimento de tranqüilidade, não somente para o praticante como também para todo o universo.
Com a recitação de um mantra expulsamos as toxinas deixando espaço para um sentimento de paz interior que tornará o praticante mais próximo para alcançar o Samadhi (controle completo das funções da consciência, que resulta em vários graus de aquisição interna da verdade).




Vejo o japa mala como uma ótima opção para dar inicio a sua pratica meditativa....
Beijos.
Ana Paula Stano Casalinho

Um comentário:

  1. Muito bom a descrição deste artigo.Que ajude a iluminar muitas mentes.

    Espero ver outras boas sugestões de Como meditar

    Namaste

    ResponderExcluir