sexta-feira, 11 de março de 2011

HOLI um lindo festival de CORES na Índia...



O Festival de Holi é realizado na Índia durante o Phalgun Purima, entre o final de fevereiro e o início de março, anunciando a chegada da primavera, no dia de lua cheia. É uma comemoração de longa tradição do trunfo do bem sobre o mal. É um dia especial, muito colorido e festejado até mesmo nas grandes cidades. As pessoas saem nas ruas e brincam de jogar pós coloridos e muita água umas nas outras. E é claro tudo regado a muita comida indiana.
A festa, começa com acendimento de fogueiras no entardecer. No dia seguinte as pessoas saem nas ruas e jogam tinta colorida (uma espécie de pós disponíveis em varias cores lindíssimas) uns nos outros,se abraçam, dançam e desejam umas às outras “Feliz Holi”.
Todas as imagens são lindas, as cores vibrantes e certamente a energia deve ser boa e a festa no mínimo divertida, como o nosso carnaval; quem sabe um dia estarei lá...com meus alunos.......rsrsrs....... Happy Holi !!! Happy Holi !!!


O Holi é celebrado com nomes diferentes nesta vasta e diversificada cultura da Índia. As tradições para o festival variam um pouco de um estado para outro, mas em todos os lugares a profusão de cores é a mesma.
Varia principalmente por haver várias versões sobre a origem. Em algumas partes da Índia, especialmente em Bengala e Orissa, Holi Purnima também é celebrado como o aniversário de Shri Chaitanya Mahaprabhu . No entanto, o sentido literal da palavra "Holi" é "queima".


Existem várias lendas para explicar o significado desta palavra, a mais proeminentes de todas é a lenda associada com o malígno rei Hiranyakashyap.
DIZ A LENDA que Havia um rei muito vaidoso chamado Hiranyakashyap queria que todos em seu reino cultuassem somente ele, mas para sua grande decepção, o seu filho, Prahlad se tornou um fervoroso devoto do Senhor Naarayana. Naarayana é a representação do Homem Primordial, a semente de toda vida e a fonte e início da existência humana. Portanto, outro símbolo da vitória do bem e da vida sobre as trevas.Hiaranyakashyap ordenou Holika, sua irmã , entrar em uma fogueira com Prahlad. Holika tinha um "poder" de que ela poderia entrar no fogo sem qualquer dano a si mesma. No entanto, ela não estava consciente de que a benção só funcionava quando ela entrava no fogo sozinho.Como resultado Holika é consumida pelo fogo e Prahlad é salvo por sua extrema devoção.
O festival, por isso, comemora além da vitória do bem sobre o mal, o triunfo da devoção.
Lord Krishna também está associado a tradição do Holi , aplicando cores em sua amada Radha e outras gopis, belas mulheres que o acompanhavam. Gradualmente, a brincadeira ganhou popularidade com o povo e se tornou uma tradição.
Existem também algumas outras lendas associadas com a festa - como a lenda de Shiva e Kaamadeva e os da ogra Dhundhi e Pootana. . Todos retratam o triunfar do bem sobre o mal, - definindo uma filosofia para o festival.




E o mais importante da festa permanece até hoje: o espírito de fraternidade e de juntar as pessoas para comemorar. Quando se passa pelas ruelas das cidades crianças jogam àgua colorida. No início pode-se tentar fugir para se manter limpo, mas é em vão, logo todos são acertados por um punhado de pó e àgua que vem de uma direção não esperada. Pronto !!!
Tornou-se Holi e colorido.
Afinal as cores são o símbolo da luz e onde há luz não existe trevas.



Onde há luz há vida. VIVA a VIDA!!!
Um beijão Ana Paula S. Casalinho...
...e quem sabe um dia VOCÊS estarão lá...
ou melhor TODOS NÓS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário